Um Tornado, E Agora?

5:09 PM

Ei Little Star :)
Nesta semana, vimos que o sul do país foi atingido por um tornado. Os estados do Paraná e Santa Catarina foram atingidos por ventos de até 115 km/h, que derrubou postes,  árvores e causou a destruição de muitas casas, além ter deixado trinta e quatro pessoas feridas, uma em estado grave.
Apesar da notícia ter assustado muitas pessoas, não é a primeira vez que o sul do país é atingido por esse tipo de destruição. Em Julho desse ano, o estado paranaense foi atingido por um tornado que chegou a 115 km/h; já os catarinenses foram atingidos em Abril por um tornado com ventos entre 110 a 330 km/h (dados da Wikipédia).
Apesar de já ter acontecido antes, não é comum em solo brasileiro este tipo de ocorrência, e penso que em sua grande parte, a população não sabe como agir nestes casos. Por isso, a matéria vai ser especial para que todos (incluindo a mim) saibam como agir, até porque quem quer viajar para o exterior, deve entender ao menos um pouco sobre o que fazer diante desse fenômeno. Você já sabe o que se deve fazer?


 O que são tornados?
São redemoinhos de vento formados na baixa atmosfera, apresentando-se com características de nuvens escuras, de formatos afunilados, semelhantes a uma tuba, que descem até tocar a superfície da terra, com grande velocidade de rotação e forte sucção, destruindo em sua trajetória grande quantidade de edificações, árvores e outros equipamentos do território.
 
O que eu posso fazer antes de um tornado?
No Brasil, os centros meteorológicos não contam com as tecnologias de ponta para alertar a população, por isso, com o auxílio dos radares meteorológicos eles monitoram e avisam com algumas horas de antecedência (pouquíssimas horas) sobre a formação de intensas células convectivas e nuvens de tempestades severas (responsáveis por provocar chuva muito forte, raios, granizo e vento forte) em uma determinada região.
Por isso, com o aviso dado antes, você ganha algumas horas (mesmo que poucas), para:
  • Revisar a estrutura de sua residência;
  • Desligar os aparelhos elétricos e o gás;
  • Abaixar para o piso todos os objetos que possam cair;
  • Evite a curiosidade e afaste-se do fenômeno. 
Vale lembrar também que não se deve buscar abrigo embaixo de árvores, não se abrigar em frágeis estruturas metálicas e não estacionar o carro perto de placas de trânsito e torres de transmissão, já que esses objetos estarão sobre a influência dos fortes ventos.

O tornado está acontecendo, como posso me proteger?
Se você estive em casa, o ideal que você se proteja no subsolo, em abrigos subterrâneos ou porões, já que o efeito de sucção dos tornados só ocorre a partir da superfície do solo. Caso em sua casa não tenha porão, fique em corredor interno e deitado próximo ao chão.
Se você estiver fora de casa, afaste-se de árvores e objetos que possam te machucar, e procure-se deitar em valas ou depressões do terreno.
Procure locais seguros para se abrigar, tendo certeza que estará longe de janelas e objetos móveis. Não se esqueça de proteger sua cabeça de objetos que podem cair ou se deslocar por causa da ação dos ventos.

O tornado já acabou, e agora?
Após a ocorrência do tornado, deve-se evitar o contato com cabos e redes elétricas caídas, ficar longe de edificações danificadas, voltando para casa somente quando as autoridades competentes e responsáveis atestarem ser seguro andar nas ruas (caso você tenha sido "pego" de surpresa por esse fenômeno) e, se ao voltar para casa sentir o cheiro de gás de cozinha, deve sair imediatamente e ligar para a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros. Procure os serviços hospitalares somente em extrema necessidade, deixando a total atenção desses profissionais para os casos de emergência.
E claro, para mais informações e instruções, ficar atento aos meios de comunicação.

Fonte: Defesa Civil da Paraíba
----------------------------------------------------------------------
É Little Stars, os tempos mudam!
Antigamente esses fenômenos eram vistos somente nos países do norte, mas atualmente tem acontecido em nossas terras e isso realmente me assusta, mas é bom sabermos o que fazer, porque pode ser que hoje não aconteça nada aonde você mora, mas não prevemos o amanhã, então nada melhor do que termos a noção de como agir caso ocorra esse desastre.
Bem, por enquanto é isso, até a próxima :)

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por deixar sua opinião!
Seu comentário vai ser útil para que eu possa ver o que interessa a você e a tantas outras pessoas que leem o blog.

We Heart It

Instagram

Twitter