Não Erre Mais: Esclarecendo Algumas Dúvidas de Português

6:35 PM

Consideradas uma das línguas mais difíceis do mundo, o português está aí dando um "banho" em quase toda a sua população. A verdade é que com tantos detalhes minimalistas, a nossa língua se torna complicada, e com a falta de interesse e os leitores diminuindo, acabamos ficando em uma "estaca zero" de aprendizagem.
Para professores ou para quem tem o mínimo de noção do português, meio erro basta para ter um infarto, e o pior acontece quando a pessoa gravemente continua a cometer suas gafes na internet. Para se dar bem no Enem, conseguir terminar uma faculdade, ou simplesmente passar de ano, o mínimo de entendimento da língua portuguesa basta, e não venha com essa de "sou de exatas" porque até mesmo em matemática é preciso de uma compreensão da nossa língua pátria.
As dúvidas mais comuns são encontradas no uso de "mal" e "mau"; "mas" e "mais"; "tem" e "têm"; e não menos importante o "por que", "por quê",  "porque" e "porquê", porém, além delas, muitas outras rondam a cabeça de todos os alunos (mesmo depois de terminar os estudos e só trabalhar, continuamos a ser alunos da vida, porque a cada dia ela nos ensina algo).
Vale a pena prestar atenção e dar um show de português aonde quer que você vá!
Foto/Reprodução: Google Imagens.
Mal e Mau
É mais do que comum termos dúvidas em questão dessas palavras, sua pronúncia é a mesma, então por que a escrita muda?
O.k, pra não ficar cansativo vamos simplificar.
Mau com "u" é um adjetivo, usado como contrário de bom. Já mal com "l" pode ser advérbio de modo ou substantivo, e é o contrário de bem.
Quer uma dica? Algo simples e eficaz: se estiver em dúvida em qual deles usar em uma frase, tente substituí-los por "bom" e "bem". Exemplos:

1. Caso você queria dizer que não foi em uma prova, qual você usaria? Obviamente seria "mal"! Veja abaixo:
"Eu me dei bem na prova." = "Bem" é o contrário de mal, logo temos a utilização dele nessa frase.
Então a frase ficaria: "Eu me dei MAL na prova.". Simples, não?

2. E se você quisesse dizer que uma pessoa está sempre com um humor ruim? Seria usado "mau"! Veja:
"Ele está sempre de bom humor." = "Bom" é o contrário de mau, logo usamos ele nesta frase. 
Logo, a frase ficaria: "Ele está sempre de MAU humor.".

Mas, Mais e Más
Esse é um daqueles erros que eu classifico como bobos.
"Mas" é usado quando há oposição, um sentido ou opinião contrária. "Mais" é usada para indicar intensidade ou aumento de algo. Já "más" pode ser usado de duas maneiras, como plural da palavra "má" ou como contrário da palavra "boas".
Vamos aos exemplos:

1. E se eu não concordar com a sua opinião? Eu uso o "mas"!
"Você pode achar que não a crise, MAS tem de admitir que há algo de errado com a economia do país."
O mas é usado quando a oposição, podendo ser trocado por porém, contudo, todavia.

2. E se eu quiser aumentar as pessoas convidadas para o jantar? Ou quem sabe dar uma maior intensidade a meu filme preferido? É com o "mais" que você deve se encontrar então!

  • "Acho que convidarei MAIS três pessoas para o jantar." - A frase mostra o uso do "mais" como forma de adição.
  • "Eu gosto MAIS de Ponte Para Terabítia."  - Já nesta frase, o uso do mais da intensidade ao filme citado, mostrando o quanto a pessoa gosta dele.
3. E se eu quiser dizer que aquelas pessoas não eram boas? É de "más" que você deve ir!
"As pessoas eram MÁS e maltratavam seus animais de estimação." 
O uso de "más" nessa frase, faz a alusão de pessoas que são o contrário de boas, ou seja, eram ruins e maltratavam seus animais de estimação.

Tem e Têm
O que de importante você tem para fazer? Ou seria têm? Essa dúvida é super comum!
A diferença é simples: "tem" sem acento circunflexo é usa quando você vai se referir a terceira pessoa do singular; já "têm" com acento é usado quando vai-se referir a alguém na terceira pessoa singular do plural.

1. E se eu te perguntasse quantos anos de carreira Madonna tem, você saberia me responder? Não fique em dúvida! A resposta aqui é "tem".
"Madonna TEM trinta e três anos de carreira."
O uso do "tem" sem acentuação se dá porque estamos falando da Madonna na terceira pessoa. Isso significa que quando estiver escrevendo sobre alguém na terceira pessoa do singular, não se deve usar o acento circunflexo.

2. E se eu te perguntasse a idade de Natalie Portman e Britney Spears, você saberia me responder? Vamos lá, é simples!
"Natalie Portman e Britney Spears TÊM 34 anos de idade."
A utilização do "têm" nessa frase é simples. Como são citadas duas pessoas em terceira pessoa do plural, é obrigatório usar o acento.


Por que, Por quê, Porque e Porquê
Calma, não precisa desistir logo agora!
É confuso a primeira vista, mas é super fácil de diferenciar os usos dos porquês!
O "por que" é usada em frases interrogativas. Já o "por quê" é utilizado no final de frases interrogativas. Se for "porque" lembre-se que deve estar em uma frase afirmativa (explicativa ou causal). E o "porquê" só é usado quando tem uma palavra substantivada.
No começo é meio confuso mesmo, mas vamos simplificar com exemplos:

1. E se eu um adolescente quebrasse seu celular sem motivo aparente, qual meio acima você usaria para fazer a pergunta? Tá em dúvida? Olha o exemplo!
"POR QUE você quebrou meu celular?"
Uma frase interrogativa (pergunta) sempre será acompanhada com o "por que" separado. Nunca se esqueça!

2. Algo o fez ficar bravo com alguém, porém essa pessoas não entende o motivo. De uma maneira irônica ou não, você vai falar com ela... Qual dos "pq" você usa?
"Você não sabe o POR QUÊ?"
Se estiver no final da frase, o "por quê" deverá ser separado e com acento!

3. E lá está você depois de chegar tarde em casa. Sua mãe brava te pergunta o motivo da demora, como você responde ela? (Se bem que mãe a gente nunca deve responder né .-.)
"Mãe, eu demorei PORQUE aconteceu um acidente que deixou a estrada parada."
O "porque" junto é utilizado em frases afirmativas, sendo ela explicativa causal.

4. Você faltou no dia daquela prova importante e depois de dias ainda não deu explicação alguma para o professor. Ele te chama no meio da turma e manda a pergunta logo de cara:
"O PORQUÊ da sua ausência, continua a ser um mistério para mim." (Se fosse comigo minha cara iria ao chão.)
Acho que agora ficou bem simples para explicar o motivo desse "pq" ser junto e com acento, certo? Isso acontece porque há palavras substantivadas e é exatamente o que ocorre na frase acima.

---------------------------------------------------------------------------------
Olá, como tem brilhado?
É tão gostoso fazer uma matéria sobre a língua português (ao menos eu gosto, e muito)! Eu sinto que vou estar ajudando muita gente, e o melhor, tirando dúvidas que talvez eu tivesse também.
Eu espero que essa postagem ajude imensamente vocês. 
Até a próxima :)

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por deixar sua opinião!
Seu comentário vai ser útil para que eu possa ver o que interessa a você e a tantas outras pessoas que leem o blog.

We Heart It

Instagram

Twitter