Inteligência Humana: Os Nove Tipos

10:00 AM

Howard Gardener, em 1983, descreveu os nove tipos de inteligência, ficando conhecido como A Teoria das Inteligências Múltiplas.
No entanto, essa mesma teoria descreve que muitas pessoas tem um ou dois tipos de inteligência mais desenvolvidas do que as outras. Outra questão apontada por Gardener é que não é possível uma pessoa ser "mais inteligente" que outra, isso porque uma criança que aprende a multiplicar números facilmente não é necessariamente mais inteligente do que outra que tenha habilidades mais forte em outro tipo de inteligência.
Os nove tipos de inteligência. Foto/Reprodução: Biosom.
Lógico-matemática
A capacidade de confrontar e avaliar objetos e abstrações, discernindo as suas relações e princípios subjacentes. Habilidade para raciocínio dedutivo e para solucionar problemas matemáticos. Cientistas possuem esta característica.

Linguística
Caracteriza-se por um domínio e gosto especial pelos idiomas e pelas palavras e por um desejo em os explorar. É predominante em poetas, escritores, e linguistas.

Musical
Identificável pela habilidade para compor e executar padrões musicais, executando pedaços de ouvido, em termos de ritmo e timbre, mas também escutando-os e discernindo-os. Pode estar associada a outras inteligências, como a linguística, espacial ou cinestésica. É predominante em compositores, maestros, músicos e críticos de música.

Espacial
Expressa-se pela capacidade de compreender o mundo visual com precisão, permitindo transformar, modificar percepções e recriar experiências visuais até mesmo sem estímulos físicos. É predominante em arquitetos, artistas, escultores, cartógrafos, geógrafos, navegadores e jogadores de xadrez, por exemplo.

Corporal-cinestésica
Traduz-se na maior capacidade de controlar e orquestrar movimentos do corpo. É predominante entre atores e aqueles que praticam a dança ou os esportes.

Intrapessoal
Expressa na capacidade de se conhecer, é a mais rara inteligência sob domínio do ser humano pois está ligada a capacidade de neutralização dos vícios, entendimento de crenças, limites, preocupações, estilo de vida profissional, autocontrole e domínio dos causadores de estresse.

Interpessoal
Expressa pela habilidade de entender as intenções, motivações e desejos dos outros. Encontra-se mais desenvolvida em políticos, religiosos e professores.

Naturalista
Traduz-se na sensibilidade para compreender e organizar os objetos, fenômenos e padrões da natureza, como reconhecer e classificar plantas, animais, minerais. É característica de biólogos e geólogos, por exemplo.

Existencial
Investigada no terreno ainda do “possível”, carece de maiores evidências. Abrange a capacidade de refletir e ponderar sobre questões fundamentais da existência. Seria característica de líderes espirituais e de pensadores filosóficos.

Mesmo depois de ler sobre todas as inteligências ainda tem dúvidas?
Então clique aqui e descubra qual é a sua!

Fontes: Biosom, Update or Die, Wikipédia.
----------------------------------------------------------------------------
Olá, olá :)
O conhecimento de nossas habilidades é essencial, e nada melhor do que começar a se conhecer sabendo qual a sua inteligência predominante, certo? 
Eu fiz o teste e minha habilidade foi linguística, e aí, qual será que vai ser a sua?
Beijos e até a próxima :)

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por deixar sua opinião!
Seu comentário vai ser útil para que eu possa ver o que interessa a você e a tantas outras pessoas que leem o blog.

We Heart It

Instagram

Twitter