A História Por Trás do Filme: Frost/Nixon

1:58 PM

Olá, olá Stars :)
Adorado por muitos e odiado por vários, esse filme narra a série de entrevista que David Frost (Michael Sheen) teve com Richard Nixon (Frank Lagella). É bem simples de se entender, correto?
A busca de David envolve a renovação de sua imagem na televisão e respostas de Nixon. O mais interessante é saber que isso realmente aconteceu, e que Richard foi acusado de estar no explosivo caso de Watergate e assim abdicado de seu cargo da Presidência.
Vamos entender um pouco mais...


Nixon
O polêmico presidente dos Estados Unidos da América, Richard Milhous Nixon, nasceu no dia 9 de janeiro de 1913, na cidade de Yorba Linda, na Califórnia. Sua formação intelectual foi notável, desenvolvida no Whittier College e concluída na Faculdade de Direito da Universidade Duke. Logo depois ele iniciou o exercício da advocacia.
Richard Nixon. Foto: Department of Defense / via Wikimedia Commons
Durante a Segunda Guerra Mundial ele atuou como capitão-de-corveta da Marinha, no seio do Pacífico. Depois de cumprir seus deveres militares ele optou pela carreira política, ocupando uma vaga no Congresso como representante da Califórnia. Nixon segue sua ascensão nos meios políticos ao ser eleito, em 1950, para o Senado. Em 1952 ele é escolhido pelo general Eisenhower como parceiro de chapa, com apenas 39 anos.
Já em 1960 ele concorre pela primeira vez à Casa Branca, pelo Partido Republicano, mas perde para John Kennedy, candidato do Partido Democrata, porém já neste momento a diferença entre ambos é muito pequena. Insistente, ele é escolhido novamente por seu Partido, em 1968, contrapondo-se desta vez a George McGovern, a quem finalmente vence, com ampla margem de votos.
Sua participação no explosivo caso Watergate, que o envolveu em um complexo caso de espionagem contra o partido adversário, acarretou não só sua abdicação do cargo de Presidente dos Estados Unidos, em 9 de agosto de 1974, mas também ofuscou todas as conquistas realizadas em seu mandato. Por conta desta triste atuação ele é considerado por muitos como o pior dirigente dos EUA.
A população americana se sentiu tão enganada por Nixon, integrante da escola religiosa dos Protestantes Quakers, que na eleição posterior venceu Jimmy Carter, um político conservador e aferrado a profundos preceitos morais. Nixon ainda ensaiaria uma volta ao cenário político vinte anos depois, porém Watergate o marcara definitivamente, apesar de ele ter declarado, na época, que não era um criminoso. Sua queda foi acentuada também pela participação de seu vice, Spiro T. Agnew, em outros casos polêmicos. Em virtude disso ele renuncia antes de Nixon, em 1973.
Richard Nixon morre em 22 de abril de 1994, com 81 anos de idade, depois de ter publicado várias obras sobre sua trajetória política.

 David Frost 
David Paradine Frost nasceu em Tenterden, Kent, em 7 de abril de 1939 e faleceu em 31 de agosto de 2013. Comediante, jornalista, escritor e uma grande personalidade social inglesa, Frost ficou conhecido por ter entrevistado o ex-presidente Richard Nixon sobre o escândalo de Watergate.
David Frost em 2005 durante a entrevista de Donald Rumsfeld.
Depois de se formar a partir de Gonville and Caius College, David ganhou destaque no Reino Unido quando foi escolhido para sediar o programa satírico That Was the Week That Was em 1962. Seu sucesso neste show o levou a trabalhar como um host na televisão dos EUA. Ele se tornou conhecido por suas entrevistas de televisão com figuras políticas de alto nível, entre eles The Nixon Interviews com o ex-presidente dos Estados Unidos Richard Nixon, em 1977, que foram adaptados para o teatro e cinema.
 A bordo do transatlântico MS Queen Elizabeth em 2013, Frost morreu aos 74 anos de idade.
 Na internet, são poucas as matérias em português que falam sobre a vida de David Frost, mas creio que com as informações acima, vocês possam compreender um pouco mais.

O Filme
Nome: Frost/Nixon
Nome Original: Frost/Nixon
Data de Lançamento no Brasil: 6 de Março de 2009
Direção: Ron Howard
Classificação: Não recomendado para menores de 10 anos
Richard Nixon (Frank Langella) permaneceu em silêncio por três anos após renunciar à presidência dos Estados Unidos. Em 1977 ele concordou em dar uma entrevista, visando esclarecer pontos obscuros do período em que esteve no governo e usá-la para uma possível volta à política. O entrevistador do programa foi o jovem David Frost (Michael Sheen), o que fazia com que Nixon acreditasse que seria fácil dobrá-lo. Entretanto o que ocorreu foi uma grande batalha entre os dois, que resultou em um confronto assistido por 45 milhões de pessoas ao longo de quatro noites. 
Durante todo o filme é possível ver o ressalto que dão a Frost e sua luta para conseguir a tão sonhada entrevista. Além disso, podemos ver também jogadas que Nixon dá para tentar burlar as perguntas sobre Watergate e a maneira como David dá a volta por cima e faz o tão esperado: as perguntas sobre o escândalo de espionagem.
Os diálogos são de uma precisão admirável, a narrativa mantém o telespectador vidrado na tela até o fim e o atraente fato de ter sido uma história real faz a excitação de quem assiste chegar ao auge (claro, se for um gênero que a pessoa goste). A atuação de Frank Langella como Richard Nixon é sensacional, mostrando uma determinação inigualável; já Michael Sheen é surpreendente em seu papel como David Frost, nos deixando boquiabertos com tal preparação. Não só a atuação dos dois, mas todo o elenco estava muito bem preparado, mostrando a dedicação de todos para que fosse feito um filme de primeira qualidade como aconteceu.
É muito mais envolvente do que a sinopse mostra, é muito mais do que só um escândalo político. Essa obra cinematográfica, que eu arrisco dizer que é a melhor do diretor Ron Howard, não é monótona como outros filmes que tratam de assuntos políticos, é envolvente, não nos deixando perder um movimento da tela e nos fazendo refletir sobre o controle da própria imagem, ansiedade mediante pessoas e/ou situações desconfortáveis e consequências do poder, tanto por parte do presidente e do jornalista.
Não há como dizer que este filme é ruim. Mesmo com os deslizes cometidos em alguns momentos, ele revela um memorável momento da história (tudo bem que é da história americana), nos mostrando que mesmo por baixo dos panos, tudo acaba sendo exposto em algum momento.
Em minha opinião, um dos melhores filmes. E pode ter certeza, você não vai se arrepender de assistí-lo!

------------------------------------------------------------------------------------
Stars, vocês já assistiram esse filme?
Eu achei brilhante a primeira vez que o assisti, e admito que fiquei presa a tela, sem sair um segundo sequer da frente da televisão. É magnífico a maneira como Howard (o diretor) consegue nos deixar tão impactados com algo que deveria ser somente uma entrevista. 
Não me admira que tenha 7,7 no IMDb e 7,9 no Rotten Tomatoes!
A dica de hoje é esse filmaço, e eu espero que vocês gostem. Até a próxima :)

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por deixar sua opinião!
Seu comentário vai ser útil para que eu possa ver o que interessa a você e a tantas outras pessoas que leem o blog.

We Heart It

Instagram

Twitter