The Beatles

12:11 PM


A atualidade tem tido grandes nomes no ramo musical, mas nenhum poderá ser comparado aos Beatles. A genialidade e os mistérios à cerca dos quatro garotos britânicos que fizeram uma grande mudança no cenário musical é, muitas vezes, desconhecida pelo público.
A banda era uma formadora de opiniões, tendo músicas extremamente sentimentais, que ao mesmo tempo continham protestos e ideais. Suas lutas e suas polêmicas jamais serão esquecidas. O fim trágico da banda, seus cortes de cabelo que viraram moda e influenciaram uma grande quantidade de jovens estão marcados na história.
A realidade atual nos permite observar o quanto essa cultura, por mais "antiga" que seja, continua atual, trazendo temas que são recorrentes em nosso cotidiano, porém, ela vem sendo esquecida e está sendo submersa em um poço de descuido, assim como tantos outros nomes da indústria fonográfica que fizeram grande sucesso.
Hoje, a postagem vem com o intuito de poder constar um pouco da história do Beatles, trazer algumas curiosidades, falar sobre a influência que eles tiveram na cultura pop. São muito assuntos para uma postagem só, então apesar de grande, eu espero que gostem.
The Beatles foi uma famosa banda de rock britânica formada em Liverpool, 1960, e um dos atos mais comercialmente bem-sucedidos e aclamados da história da música popular. A partir de 1962, o grupo era formado por John Lennon (guitarra rítmica e vocal), Paul McCartney (baixo e vocal), George Harrison (guitarra solo e vocal) e Ringo Starr (bateria e vocal).

Enraizada do skiffle e do rock and roll da década de 1950, a banda veio mais tarde a assumir diversos gêneros que vão do folk rock ao rock psicodélico, muitas vezes incorporando elementos da música clássica e outros em formas inovadoras e criativas. Sua crescente popularidade, que a imprensa britânica chamava de “Beatlemania”, fizeram com que eles crescessem em sofisticação. Os Beatles vieram a ser percebidos como a encarnação de ideais progressistas e sua influência se estendeu até as revoluções sociais e culturais da década de 1960.

Com a formação inicial de Lennon, McCartney, Harrison, Stuart Sutcliffe (baixo) e Pete Best (bateria), os Beatles construíram sua reputação nos pubs de Liverpool e Hamburgo durante um período de três anos a partir de 1960. Sutcliffe deixou o grupo em 61, e Best foi substituído por Starr no ano seguinte. Abastecida de equipamentos profissionais moldados por Brian Epstein, que depois se ofereceu para gerenciar a banda, e com seu potencial reforçado pela criatividade do produtor George Martin, os Beatles alcançaram um sucesso imediato no Reino Unido com seu primeiro single “Love Me Do”, lançado em 1962. O primeiro LP, “Please Please Me”, foi lançado em 1963.

Ganhando popularidade internacional a partir do ano seguinte, excursionaram extensivamente até 1966, quando retiraram-se para trabalhar em estúdio até sua dissolução definitiva em 1970. Cada músico então seguiu para uma carreira independente. McCartney e Starr continuam ativos; Lennon foi baleado e morto em 1980, e Harrison morreu de câncer em 2001.

Durante seus anos de estúdio, os Beatles produziram o que a crítica considera um dos seus melhores materiais, incluindo o álbum Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band (1967), amplamente visto como uma obra-prima. Quatro décadas após sua dissolução, a música do grupo continua a ser muito popular. Os Beatles participaram também dos filmes “A Hard Day’s Night”, “Help”, “Magical Mystery Tour” e “Let It Be”, além de gravarem a trilha sonora do desenho animado “Yellow Submarine”.

Os Beatles tiveram mais álbuns em número 1 nas paradas britânicas do que qualquer outro ato musical. De acordo com a RIAA (Recording Industry Association of America), eles venderam mais álbuns nos Estados Unidos do que qualquer outro artista. Em 2008, a Billboard divulgou uma lista dos top-selling de todos os tempos dos artistas “Hot 100” para celebrar o cinquentenário das paradas de singles dos EUA, e a banda permaneceu em primeiro lugar. Eles já foram honrados com 7 Grammy Awards e 15 Ivor Novello Awards da BASCA, além de também terem vendido mais de 1 bilhão de discos ao redor do mundo. O Fab Four, ademais, foi coletivamente incluído na compilação da revista Time das 100 pessoas mais importantes e influentes do século 20.

Durante o tempo em que estiveram presentes e atuantes no meio musical, os Beatles lançaram cerca de 13 discos, todos entre 1960 a 1970. Ao desses dez anos, a expressão do amor dos fãs à banda foi extrema, e, ao anunciarem sua separação em meados da década de 1970, a repercussão gerou um grande estrondo, tanto na mídia, quanto na vida dos "Betlemaniacs". Após os anos em que sucederam a separação do quarteto britânico, uma série de discos-póstumos foram lançados, totalizando, a partir de 1977 até o mais recente, datado no ano de 2014, um total de 12 discos. Essa contagem totalizando 25 discos, veio do HQRock, que além dos Beatles, fala sobre diversas bandas, livros e HQs.

Atualmente, a inovação no cenário fonográfico é, repetida vezes, feito a partir de grandes mudanças ocorridas na década na qual a banda estava presente.  Nada no mundo musical é perdido. Tudo é renovado e transformado para proporcionar algo melhor para quem admira esse processo no qual o trabalho passa a ser cada vez mais exigente. Os Beatles conseguiram ser a influência de bandas ao redor de todo o mundo. De Oasis a Legião Urbana, temos que admitir que cada vez mais observamos, mesmo com alterações visíveis, os resquícios da "Betlemania" por todos os lados. Heranças na composição visual, em encartes de discos e na maneira como, hoje, vemos o ambiente musical são influências e tendências diretamente deixada pelo quarteto britânico. 

A majestosa passagem de George, John, Paul e Ringo trouxeram uma influência não só no meio musical, mas em toda parte. As paródias não são apresentadas somente como músicas, elas também são feitas com capas de álbuns e fotos icônicas dos Beatles. "The Yellow Album" é uma paródia feita pelos Simpsons, cuja a capa é uma referência direta do disco "Sgt Peppers Lonely Hearts Club Band" e o nome cita exclusivamente o álbum "The White Album", um verdadeiro clássico;  enquanto isso, o próprio Paul McCartney, ex-integrante, fez uma referência clara ao álbum "Abbey Road" com a capa de seu disco "Paul is Live"; e isso é só para começar a citar as paródias já ocorridas e que tenham relação a banda. 

O verdadeiro poder dos Beatles é desconhecido, porém se tem uma ideia do quanto é grande. Muito do que vemos no meio fonográfico é uma menção direta a um legado deixado à tempo pelos brilhantes cantores da década de 1960. A aparição rápida no cenário musical da época, e seus dez anos "no ar" antes da separação, fizeram dos Beatles lendas não só por seus feitos inéditos e por suas heranças, mas também por suas composições que era extremamente bem feitas e, algumas chegavam ao patamar de excêntricas, tomando um lugar de peso e trazendo à tona um sentimentalismo muitas vezes inexistente em músicas atuais.

Mesmo com tantas informações à cerca de uma das bandas mais influentes do mundo, sempre existem curiosidades que nós desconhecemos, e que são, muitas vezes, divertidas ou tristes demais para que nós se quer pensarmos a respeito. Que tal descobrirmos juntos algumas curiosidades sobre a banda que mudou a cultura pop?

1. Você conhecer o Cavern Club? Ele foi tido como a "residência" dos Beatles, e isso só aconteceu porque a banda tocou por lá cerca de 264 vezes entre Dezembro de 1960 e Agosto de 1963.

2. Ao irem para a América do Norte, mais precisamente para os Estados Unidos, para uma apresentação no programa de "Ed Sullivan", eles conseguiram um feito inédito já que, durante os primeiros cinco minutos da transmissão da partição do grupo no programa, não houve nenhum assalto ou homicídio em todo o país.

3. Sabe os famosos video clips que lançam tantos artistas hoje em dia? Então, essa foi 'invenção' do famoso quarteto britânico que, cansados de ter de ir se apresentar em programas de TV, resolveram gravar músicas em vídeos e enviarem para as TVs. As primeiras músicas que sofreram essas 'transformações' foram: Paperback Writer e Rain.

4. Hoje em dia é muito comum comprarmos um CD e ele vir com um encarte junto com as fotos e as letras das músicas, certo? Essa tendência se iniciou com o disco Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, o primeiro no mundo a vir com um encarte feito assim.

5. Quem criou os famosos cortes de cabelo dos Beatles foi Astrid Kirchner, namorada de Stu Sutcliffe.

6. Os Beatles foram os primeiros a colocar trechos de trás para frente nas músicas, como em Strawberry Fields Forever, Blue Jay Way, Rain, Free As A Bird.

7. Durante uma excursão em 1965 ao Canadá, um dos policiais da segurança dos Beatles chamava-se Pepper (e ele era sargento).

8. Após um show nas Filipinas foi marcado um jantar entre os Beatles e a primeira-dama desse país, mas os próprios Beatles não foram avisados. Com isso, ela ficou esperando por eles a toa no palácio. Ela se sentiu humilhada e no outro dia a caminho do aeroporto, os Beatles foram perseguidos por populares que tentavam linchá-los.

9. O disco mais vendido dos Beatles é a coletânea chamada “1″ lançada no ano 2000, que contém as 27 músicas de maior sucesso dos Beatles. Entre os álbuns dos anos 60, o título de campeão de vendas fica com Abbey Road.

10. A primeira música dos Rolling Stones (I Wanna Be Your Man) foi dada de presente por John e Paul.

11. Os Beatles venderam quase 2 bilhões de discos e fitas até hoje.

12. O primeiro nome da música “Yesterday” foi “Scrambled Eggs” (ovos mexidos).

13. Além disso, Yesterday é a música que foi gravada o maior número de vezes por diferentes cantores.

14. O título original do disco “Sgt Pepper’s Lonely Hearts Club Band” era “Dr. Pepper”.

15. O disco “Sgt Pepper’s Lonely Hearts Club Band” foi produzido em 129 dias, em 700 horas.

16. O disco “Please Please Me” foi quase todo gravado em apenas um dia (11 de Fevereiro de 1963).

17. A primeira aparição dos Beatles na TV americana foi dia 03/01/64, no programa de Jack Paar, onde ele exibiu uma versão ao vivo de “She Loves You”.

18. Antes do nome “The Beatles”, a banda teve vários outros nomes: “The Quarrymen”, “The Rainbow”, “Johnny & The Moondogs”, “Long John & The Silver Beatles” e “The Silver Beatles”. Nessa época com o nome “The Silver Beatles” eles usavam apelidos bem estranhos: John Lennon era chamado de “Johnny Silver”, Paul McCartney era “Paul Ramon”, George Harrison era chamado de “Carl Harrison” e Stu Sutcliffe era “Stu Stäel”;

19. No primeiro show de Ringo Starr junto com os Beatles no Cavern Club (18 de Agosto de 1962), o público gritava sem parar: “queremos Pete” (Pete era o antigo baterista da banda);

20. Durante as gravações do disco Abbey Road, um dos mais famosos dos Beatles, os integrantes já estavam brigados entre si, e decididos a acabar com a banda; com isso não tocavam mais juntos, cada um gravava sua parte das músicas do disco separadamente.

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por deixar sua opinião!
Seu comentário vai ser útil para que eu possa ver o que interessa a você e a tantas outras pessoas que leem o blog.

We Heart It

Instagram

Twitter