Coherence, de 2013

2:48 PM

Uma noite em um jantar com amigos pode se tornar medonha?
Se você respondeu "não", significa que você ainda não tirou um tempinho para assistir esse mind-blowing que é Coherence.
Contendo apenas dois ambientes, e sendo filmado a maior parte do tempo dentro de uma casa, Coherence é um daqueles filmes no qual a mente vira um nó e que, muitas vezes, nos pegamos pensando "se eu estivesse lá, o que faria?".
A visão intimista que temos a partir da filmagem em primeira mão nos deixa ainda mais a vontade com o filme. As reviravoltas, a trama, e o fato de nem tudo ser o que parece deu ao longa uma admirável e deliciosa ambição para com o espectador, que, vidrado e em êxtase, parece tentar, a todo custo, se manter junto a tela para não perder nada e nem nenhum movimento.

Nome: Coherence
Data de Lançamento: 20 de Junho de 2013
Direção: James Ward Byrkit
Classificação: Verificar a classificação indicada.
Sinopse: Durante um jantar, oito amigos começam a falar sobre a proximidade de um cometa, e sobre os rumores de que a passagem deste corpo celeste é capaz de trazer mudanças graves no comportamento das pessoas. Logo após a discussão, a luz acaba, e estranhos fenômenos começam a acontecer com os convidados, questionando a noção de realidade.







A aposta do diretor em um enredo tão criativo gerou bons comentários e boas críticas. As teorias aplicadas no filme não são tão profundas, mas dão uma base para que se possa observar e, ao mesmo tempo, compreender (por mais leigos que sejamos) o que está se passando.
De início, nos assustamos com a passagem do cometa, que faz com que celulares quebram, a luz caia e alguns dos amigos apresentem comportamentos diferenciados. Logo após, começamos a observar curiosos acontecimentos que logo já surgem para transformar a noite.
A confusão para entender a história só acontece quando desviamos nossa atenção do filme. Eu posso afirmar isso porque, cada quadro dessa obra cinematográfica trás uma nova descoberta que vai embaralhando a mente e ao mesmo tempo, levando o espectador a chegar mais próximo a verdade que se passa na telinha.  É uma mistura do convencional com o novo, que nos leva a diferentes raciocínios e a manter a mente pensante o tempo inteiro, para que, o mais breve possível, cheguemos em uma resposta.
O enquadramento puxa o espectador a atrair ainda mais sua atenção para o filme que, ao longo de 89 minutos faz com que observemos as divergências existentes entre o grupo de amigos que ali se encontra. 
A dinâmica, a simplicidade e a química entre os personagens também dão um revés a essa obra. E apesar do filme focar em grupo de amigos, acabamos observando ao longo do enredo que a personagem "principal", acaba por ser Emily, uma mulher que quebra esse estereótipo de "santinha" e se torna a vilã em uma certa parte do filme. Além desse feito, é através dessa personagem que vamos observar as situações dos indivíduos que estão, naquele momento, presos com ela.
O mais divertido em todo esse sci-fi, em minha opinião é a maneira como a história é apresentada. Não há a presença de grandes efeitos ou algo do tipo, é somente uma trilha sonora nada chamativa, com um enquadramento bacana, uma história criativa com uma base sólida que nos faz aceitar, rapidamente, o que e como as coisas acabam acontecendo.
Em minha opinião, esse não é O MELHOR sci-fi já feito, mas está entre os dez melhores. A genialidade de um diretor principiante fez com que, esse filme ganhasse cada vez mais pessoas para divulgá-lo e adorá-lo. E mesmo que ele possa fazer uma certa confusão na mente de muitos, ainda sim observamos uma parte da ciência que é bastante conhecida, afinal, dentro do filmes temos a utilização de referências a teorias de física quântica e buracos de minhoca, utilizando inicialmente a famosa experiência do "Gato de Schrödinger", o que leva esse longa a ser um quebra-cabeça para expandirmos nossa visão de mundo.

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por deixar sua opinião!
Seu comentário vai ser útil para que eu possa ver o que interessa a você e a tantas outras pessoas que leem o blog.

We Heart It

Instagram

Twitter