Um Gato de Rua Chamado Bob, de James Bowen

4:41 PM

Acho que não é novidade o quanto eu gosto de livros. Normalmente, livros que tem seus personagens principais e suas histórias girando em torno de animais me chamam muito a atenção. Normalmente eles são dramáticos, envolvem superação, e deixam os leitores com cada vez mais vontade adotar ou comprar algum animalzinho.
Eu, particularmente, cito James Bowen como um dos meus cinco autores preferidos. Ele, em minha opinião, conseguiu contar sua história de uma maneira extraordinária, sem a auto-piedade de superação que é encontrado em muitas biografias, fora que ele deixou toda a atenção do livro voltada para Bob. 
Quando comprei "Um Gato de Rua Chamado Bob", comprei na promoção, sendo ele e uma continuação, acrescentada de um cachecol por pouco mais de R$15 na Amazon. Sim, eu admito que dei muita sorte, foi uma promoção incrível, mas de certa forma, depois que havia comprado desanimei com o livro, pensando se tratar de algo parecido com "Marley e Eu", mesmo com as resenhas (que na época eram bem poucas), falando que o livro era mediano. Mas, mesmo desanimada, fui de mente aberta e não me deixei levar muito. Eu queria me surpreender, e foi exatamente isso que aconteceu.

Nome: Um Gato de Rua Chamado Bob
Páginas: 240
Autor: James Bowen
Editora: Novo Conceito

Sinopese: Quando James Bowen encontrou um gato ferido, enrolado no corredor de seu alojamento, ele não tinha ideia do quanto sua vida estava prestes a mudar. Bowen vivia nas ruas de Londres, lutando contra a dependência química de heroína, e a última coisa de que ele precisava era de um animal de estimação. No entanto, ele ajudou aquele inteligente gato de rua, a quem batizou de Bob (porque tinha acabado de assistir a Twin Peaks).
Depois de cuidar do gatinho e trazer-lhe a saúde de volta, James Bowen mandou-o embora imaginando que nunca mais o veria. Mas Bob tinha outras ideias. Logo os dois tornaram-se inseparáveis, e suas aventuras divertidas — e, algumas vezes, perigosas — iriam transformar suas vidas e curar, lentamente, as cicatrizes que cada um dos dois trazia de seus passados conturbados. 
Um Gato de Rua Chamado Bob é uma história comovente e edificante que toca o coração de quem a lê.

Narrando a história de sua vida, James, autor do livro, demonstra um amor incondicional por Bob. Na minha visão, Bowen dividiu o personagem principal com Bob, já que lado a lado, ele narrava a sua história com seu gato e principal pilar de sustentação.
Em processo de recuperação, James é um ex-viciado que conta, em quase 300 páginas, o começo de grandes aventuras com Bob e o seu processo de desintoxicação. Ele expõem fatos que realmente deixam transparecer o quanto era dolorida sua recuperação, mas faz de uma maneira que não pesa para o leitor e não transforma a leitura em algo chato. 
O encaixe das palavras ante a ritmamento da leitura, da um ar leve e divertido o livro, mesmo em partes tensas. Risinhos são sempre arrancados ante ao sapeca Bob e Bowen. O gato, em muitos momentos, mostrava-se compadecido com James, e parecia o entender, se mostrando realmente fiel a seu dono e fazendo com que o leitor ficasse cada vez mais apaixonado por ele. 
Mas o que mais me chamou a atenção, é o que Bob fez na vida de James. Convenhamos que, para um cara falido e sem dinheiro, lutando contra o vício, sem amigos e família por perto, é um sufoco conseguir 'se livrar' de todos esses pesadelos, e Bowen sentia isso. Mas o que o dera nova vontade de viver foi seu companheiro Bob, que o trazia a lucidez e o mostrava que nem tudo estava perdido. 

"Percebi que tinha tornado a vida ainda mais difícil por escolher esse caminho. A diferença era que não estava sozinho agora. Eu tinha o Bob." pág.165

Bowen, em seu livro, fez mais que retratar a sua história e de Bob, ele também relatou a triste realidade das ruas para um viciado e a complexidade que o vício pode trazer. A lição aqui deixa de ser fútil para se mostrar otimista e realista, demonstrando a capacidade do ser humano para vencer e dar a volta por cima. 
Um Gato de Rua Chamado Bob não é meramente um livro, é uma história com emoção, ação, drama e romance. É a história de uma pessoa com temores e sonhos, que caiu no esquecimento do mundo e foi julgado por seus erros. É a história de um animal que foi abandonado e se apegava a quem cuidasse dele e fazia dessa pessoa um novo espírito limpo, que pudesse confrontar seus desafios. É uma história de superação que trouxe uma lição que muitos parecem que não ouviram, mas que se faz necessária no mundo no qual vivemos, a lição de persistência sem medo, porque os erros jamais serão maiores do que aqueles que lutam para sair dele.

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por deixar sua opinião!
Seu comentário vai ser útil para que eu possa ver o que interessa a você e a tantas outras pessoas que leem o blog.

We Heart It

Instagram

Twitter