Glossário da Cozinha Mais Dezoito Livros de Culinária Para Download

6:41 PM

Ás vezes, cozinhar pode parecer um bicho de sete cabeças. Untar, refogar, dourar, empanar e outras tantas palavras dão um nó na cabeça de muita gente, mas a realidade é que ás vezes, estar na cozinha, fazendo uma receita deliciosa (quem sabe a sua preferida), pode ser um ótimo calmante e
desestressante.
Eu, particularmente, não tinha tanta intimidade com a cozinha, mas depois de um tempo me acostumei e perdi o medo de criar, inovar e sentir os sabores relaxantes que estão contidos nela, porém, até eu conseguir entender tudo que era dito nos modos de preparo levei algum tempo. 
Para ser isso ser diferente com você, caro leitor, nesta postagem poderás ver um pouco do "dicionário do cozinheiro", para poder compreender  melhor o que está na receita. Ah, e fique atento, pois no final terá um bônus para quem quer praticar ainda mais os dons culinários!
Imagem/Reprodução: Google Imagens.
Aferventar: Cozinhar em água ou caldo fervente.
Al dente: Ponto em que o alimento está cozido, porém firme, com uma pequena resistência à mordida. Usado para massas, risotos e legumes.
Assar: Processo de cozimento a seco, normalmente no forno ou grelha.
Banho-Maria: O recipiente com o alimento que está sendo assado é colocado dentro de outro refratário com água para que o cozimento seja mais brando.
Bater: Técnica usada para misturar ingredientes por meio da força mecânica e incorporar ar.
Branquear: Mergulhar alimentos em água fervente por breves minutos e, posteriormente, colocá-los em água fria, parando o cozimento e mantendo suas propriedades de cor e sabor.
Confit: Técnica de imergir alimentos para cozinhá-los ou conservá-los. Carnes são confitadas em gordura e frutas são confitadas em caldas.
Cozinhar no vapor: existem panelas especiais, divididas em duas seções, projetadas para esse fim. Na parte de baixo você coloca a água e na parte superior encaixa outra panela parecida com o escorredor de macarrão. Nesta última serão colocados os ingredientes para cozinhar no vapor.
Dourar: é quando você tosta ingredientes em pouca gordura até adquirirem cor dourada.
Empanar: é envolver alimentos em ovos batidos e depois em farinha de rosca ou trigo, antes de fritar.
Emulsionar: Bater vigorosamente ingredientes que não se misturam, formando uma emulsão.
Ensopar: Cozinhar alimentos em fogo baixo, imersos em molho, até que fiquem macios.
Escaldar: Mergulhar em água fervente por breves minutos.
Espessar: Tornar um caldo mais grosso acrescentando farinha ou amido.
Flambar: é quando você despeja sobre os ingredientes uma dose de bebida alcoólica e ateia fogo para diminuir o teor alcoólico.
Gratinar: Tostar a superfície de um alimento coberto com creme ou queijo formando uma casquinha. O ato de gratinar é realizado por uma salamandra ou forno com aquecimento na parte superior.
Grelhar: Cozinhar na grelha (utensílio com ondas na superfície).
Juliana/Julienne: Nome dado a um corte de legumes em forma de tiras finas semelhantes a palitos.
Marinada: Líquido aromático que envolve alimentos antes do cozimento.
Papilote: Processo de cozimento no qual o alimento é embrulhado em papel alumínio ou papel manteiga e assado no forno.
Pelar: Tirar a pele mergulhando o alimento em água fervente e depois em água fria.
Refogar: é a mistura de um ou vários temperos fritos em gordura quente.
Saltear: Cozinhar rapidamente com pouca gordura em temperatura alta.
Untar: passar óleo, manteiga, azeite ou outro tipo de gordura em uma panela ou assadeira.

Mesmo sabendo o significado de todas essas palavras, ainda falta a parte mais importante da cozinha: as receitas!
Em minhas andanças pela internet, acabei baixando alguns livros simples de culinária, mas com receitas deliciosas. Alguns a fazer pratos simples (como arroz, feijão, macarrão) para quem está no começo de sua aventura pela cozinha, mas outros ensinam a fazer entradas, pratos principais e sobremesas; tem também os que mostram receitas de salgados (como coxinhas, quibes, esfirra, entre outros). E para os vegetarianos, há quatro livros cheios de receitas super bacanas!
O mais legal dessas receitas, é que elas são super simples, fáceis de fazer, e até mesmo para quem está aprendendo o básico, vai poder contar com uma ajuda, já que alguns deles nos ajuda a memorizar coisas básicas existentes dentro de uma cozinha. Dentre todos as obras literárias que estão nesse 'pack', tem os disponibilizados pela Nestlé, Piraque e outras grandes empresas e sites aqui da internet.
Vale ressaltar que eu não fiz nenhum desses livros, somente os baixei (já que estão disponíveis na internet) e os agrupei para deixar mais organizado e mais simples quando você fizessem o download.
Agora que estão esclarecidos os fatos, que tal baixar os livros? Caso tenha se interessado, clique aqui e faça o download do arquivo torrent.

You Might Also Like

1 comentários

  1. Eu adoro cozinhar, mas não comida do dia a dia , arroz , feijão, gosto de testar coisas diferentes, é tão bom quando você se arrisca e sai uma coisa deliciosa, quanto aos termos, muitos eu ainda não conhecia heheh. bjus
    pequenatagarela.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar sua opinião!
Seu comentário vai ser útil para que eu possa ver o que interessa a você e a tantas outras pessoas que leem o blog.

We Heart It

Instagram

Twitter