Veronika Decide Morrer, de Paulo Coelho

1:02 AM

Quando leio um livro, independente do tema, sempre procura uma pequena 'lição' que acaba sendo contada pelo autor ou autora. O engraçado disso tudo, é que ás vezes, essas lições acabam nos marcando de tal forma, que impregnam na mente do leitor e se tornam inesquecíveis. Paulo Coelho acabou sabendo fazer isso muito bem.
Uma história inteiramente encantadora, personagens beirando a loucura e buscando o que dizem ser 'inexplicável', com um tema baseado em experiências pessoais (mas não como Garota, Interrompida de Susan Kaysen) que criam um mundo que atrai o leitor e convida-o a mergulhar fundo nos dizeres que são apresentados. 
A leitura é de fácil compreensão, os termos usados por Paulo Coelho são de fácil entendimento. A simplicidade em suas palavras, e a complexidade por trás de cada personagem nos põem a par de um mundo diferente desse que vivemos, e nos mostra que o suicídio não é sinônimo de tristeza.
Veronika é uma jovem eslovena que não vê mais razões para se manter viva. Levando uma vida monótona, ela decide que o melhor a se fazer é se suicidar. Apesar de ter tomado uma grande quantidade de comprimidos, ela acaba sendo socorrida a tempo, e acordando em um sanatório. Descobrindo ter poucos dias de vida, a jovem se vê paralisada diante de um dilema, afinal, ela redescobre a vida e decide não se suicidar mais, porém já era tarde. Conhecendo o amor, Veronika se sente atraída por Edward, e é com ele que escolhe passar seus possíveis últimos dias de vida.
O final é impactante. As emoções que sentimos ao decorrer do livro são questionadas ao lermos os capítulos finais, surpreendendo um leitor já conformado com o triste fim que a protagonista levaria.

Nome: Veronika Decide Morrer
Páginas: 208
Autor: Paulo Coelho
Editora: Sextante

Aos 24 anos, a eslovena Veronika parece ter tudo: juventude e beleza, pretendentes, uma família amorosa e um emprego gratificante. Mas num dia frio de novembro, ela toma um punhado de remédios para dormir com a intenção de nunca mais acordar.
Só que ela acorda – e no Sanatório de Villete, o lugar de onde ninguém jamais havia fugido. Logo fica sabendo que só teria alguns dias de vida, e isso lhe desperta emoções até então desconhecidas.
Inspirado em experiências próprias, Paulo Coelho escreveu Veronika decide morrer para questionar o significado da loucura e celebrar os indivíduos que não se encaixam nos padrões do que a sociedade considera “normal”.
Ousado e esclarecedor, este romance de redenção faz um retrato tocante daqueles que estão na fronteira entre vida e morte, sanidade e loucura, felicidade e desespero, transmitindo a mensagem poética de que cada dia é um verdadeiro milagre
Eu comecei essa resenha dizendo que normalmente os livros me ensinam grandes lições, e com esse não foi diferente. Paulo Coelho se tornou um dos meus autores preferidos por vários motivos, entre eles a incrível capacidade que ele tem de escrever e me encantar com palavras simples. Não foi diferente em outras obras dele como "Maktub", "Manual do Guerreiro da Luz",  "Na Margem do Rio Piedra Eu Sentei e Chorei", que me deram grandes lições.
Nesse livro, Veronika Decide Morrer, eu aprendi especialmente que a vida pode mudar e se tornar outra, basta que nós mudemos a nossa percepção de mundo, para ver os prazeres que podemos adquirir, e não que matemos nossa "versão menos bela" de nossos sentimentos.
A edição que tenho, é a apresentada na imagem acima, da editora Sextante. O acabamento do livro é ótimo, as folhas são de grande qualidade, e já no final do livro, são apresentados outros livros do mesmo autor, que já nos deixam com vontade de ter novas experiências com as obras literárias de Paulo Coelho.
É simplesmente incrível o que a leitura nos proporciona, e mais incrível ainda é a nossa percepção diante das histórias e lições apresentadas nos livros. Vale a pena lembrar do que se está escritos nas páginas de algumas obras literárias e de suas 'morais' apresentadas a nós, porque em algum momento em nossas vidas, elas podem ser úteis.
"Todos nós, de um jeito ou de outro, somos loucos." - Paulo Coelho

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por deixar sua opinião!
Seu comentário vai ser útil para que eu possa ver o que interessa a você e a tantas outras pessoas que leem o blog.

We Heart It

Instagram

Twitter