O Menino do Pijama Listrado, de John Boyne

11:34 AM


Bom dia, ou boa tarde... Quem sabe boa noite? Independente do horário que esteja lendo, que seu dia tenha sido ótimo, ou que sua noite seja espetacular!
John Boyne nunca me decepciona, o livro pode ser com poucas ou muitas páginas, mas sempre é maravilhoso, com leitura fácil de se compreender e de rápido esclarecimento.
Quem nunca se perguntou como era a vida durante o Holocausto? Quem nunca se perguntou como viviam as famílias dos oficiais que iam trabalhar nesses locais?

Título: O Menino do Pijama Listrado
Páginas: 192
Autor: John Boyne
Editora: Cia das Letras (Companhia das Letras)
Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz idéia que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e a mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e para além dela centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com frio na barriga.
Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. O menino do pijama listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.
Começo já admitindo que chorei.
A história é envolvente, e de fácil compreensão, com um contexto ambientado em meio ao Holocausto, tudo que acontece é contado pela visão de uma criança de nove anos.
Bruno não tem ideia do que acontece, e a única coisa que sabe é que irá se mudar.
Imagine que você se mude para um local isolado, tem de deixar seus amigos para trás, e não nenhum meio de entretenimento, o que faria?
Após uma briga, nosso pequeno protagonista sai em uma caminhada, para buscar algo que o divertisse, foi então que ele conheceu Shmuel, um garoto de sua idade e que, curiosamente, nasceu no mesmo dia que ele. A amizade entre eles cresce, e nesse meio tempo Bruno tenta descobrir mais sobre o que seu pai faz.
Com um final surpreendente e emocionante, que mostra o poder da amizade e inocência em meio a guerras, John Boyne emocionou o mundo com seu livro, e conseguiu, com uma escrita simples, convencer o mundo do poder de uma amizade.



You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por deixar sua opinião!
Seu comentário vai ser útil para que eu possa ver o que interessa a você e a tantas outras pessoas que leem o blog.

We Heart It

Instagram

Twitter