O Dragão de Gelo, George R. R. Martin

11:55 AM

Em um mundo cercado de tragédias cotidianas, a leitura pode ser algo extremamente agradável, nos fazendo esquecer e até mesmo compreender um pouco do caos que nos cerca.
No livro "O Dragão de Gelo" de George R. R. Martin, vemos a apresentação de Adara, uma garota que assim como o inverno, estação na qual nasceu, é gelada. É fácil identificar em nosso dia-a-dia pessoas que, relativamente, são parecidas com a personagem principal do livro, mas a história do livro vai bem além dos parâmetros de comparação.
Logo de início temos a visão de uma família parcialmente destruída. A mãe de Adara falece no nascimento da filha, durante o inverno mais frio que já existiu; o pai, sem conseguir superar esse fato, acaba por passar a sua filha caçula toda a culpa pela morte de sua esposa. Com amargura e até mesmo um certo desprezo pela filha menor, o pai de Adara não consegue lidar com o falecimento de sua adorada esposa, e com isso torna-se um homem angustiado, que trabalha demais e pouco fica com os filhos.
Ao longo dessa aventura de poucas páginas, percebemos que Adara é uma menina solitária, e na mair parte do tempo sonha com a chegada de seu aniversário, e do inverno, para que ela possa encontrar e vislumbrar o Dragão de Gelo, já que essa é a única época do ano no qual o feroz animal aparece.
Ano após ano, a personagem consegue se aproximar do dragão, se tornar amiga da fera, e então dar grandes voos, para cada vez mais longe, mas eis que em um verão as coisas mudam: um reino do norte acaba atacando o vilarejo que Adara mora, e, sua única saída para sobreviver é chamar o Dragão de Gelo, mas nem tudo ocorre deveras como ela havia planejado.

Nome: O Dragão de Gelo
Páginas: 128
Autor: George R. R. Martin
Editora: LeYa
O dragão de gelo era uma criatura lendária e temida, pois nenhum homem jamais havia domado um. Quando sobrevoava o mundo, deixava um rastro de frio desolador e terras congeladas. Mas Adara não tinha medo. Pois Adara era uma criança do inverno, nascida durante o frio mais intenso de que alguém tinha memória. Adara não se lembrava de quando viu o dragão de gelo pela primeira vez. Parecia que a criatura sempre estivera em sua vida, avistada de longe enquanto ela brincava na neve gelada durante muito tempo depois de as outras crianças terem fugido do frio. Aos quatro anos ela o tocou, e aos cinco montou no dorso imenso e gelado do dragão pela primeira vez. Então, aos sete anos, em um dia calmo de verão, dragões de fogo vindos do norte desceram sobre a fazenda pacífica que era o lar de Adara. E apenas uma criança do inverno – e o dragão de gelo que a amava – poderiam salvar o seu mundo da completa destruição.
No âmbito geral, eu percebi que o livro pode ser visto como um metáfora, que levando-nos a perceber a metamorfose que a personagem principal e todas as pessoas a sua volta passam.
O autor nos propõem a entrada em um mundo fictício de dragões e lutas entre reinos distintos, nos propõem também uma leitura leve e agradável, que leva ao encantamento e a magia de uma divertida e até mesmo angustiante história sobre uma criança, seus medos, suas culpas, e seus sonhos.
A maneira como o Dragão de Gelo é trago para essa aventura, leva ao leitor uma esperança única para se comover com a história e se envolver mais. A crença de Adara que o Dragão mudará sua vida, renova a esperança de quem lê, mas o ponto espetacular de toda historia está no final, mesmo que de certa forma ele seja clichê, encanta e provoca o leitor, e mostra a linha fina e tênue que não só a personagem tem, mas que também pode ser encontrada em nossas vidas.
Encantadora e divertida, a história por trás do livro "O Dragão de Gelo" é mais uma alucinante aventura utópica, que trás esperanças, sonhos, alegrias e um pouco de revolta, além de trazer "faíscas" aos leitores mais gelados.

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por deixar sua opinião!
Seu comentário vai ser útil para que eu possa ver o que interessa a você e a tantas outras pessoas que leem o blog.

We Heart It

Instagram

Twitter