Pensatas Pedagógicas: Nós e a Escola: Agonias e Alegrias, de Mário Sérgio Cortella

12:01 AM

A leitura sempre trás um grande aprendizado. Mesmo quando estamos sujeitos a ler "apenas mais uma história", acabamos nos deparando com lições e/ou frases que levamos para a vida toda. 
Em um primeiro contato com a obra de Mário Sérgio Cortella dei uma breve desanimada. Pensando se tratar apenas de "mais um livro para a faculdade", acabei subestimando a importância, o realismo e a leveza que compunha toda a estrutura do livro, mas logo me arrependi. Cativante e animadora, a obra de Cortella é simplesmente incrível! 
Trazendo à tona paradigmas da vida dos atuais docentes, a obra literária de Mário Sérgio deveria ser uma parada obrigatória para todos os educadores e futuros profissionais que atuarão na área da educação, porque ela trás aos leitores lições que marcam a vida e nos fazem querer agarrar ainda mais a luta pela educação.

Nome: Pensatas Pedagógicas: Nós e a Escola: Agonias e Alegrias
Páginas: 144
Autor: Mário Sérgio Cortella
Editora: Vozes
Os vícios e as virtudes, os princípios e as práticas, a docência e a essência, as lições e as ações fazem deste livro a fina flor após quarenta anos de prática educacional de Mario Sergio Cortella. Tal como um testamento, o autor mostra no que acredita, seu modelo de mestre e de escola e alinhava o futuro da instituição educacional. E acima de tudo fala de gente, do cotidiano profissional, da dor e da alegria de fazer e pensar educação. Mais que uma obra, uma paixão de ser e de viver educação. 







A prática docente, em minha opinião, é verdadeiramente excêntrica. São novos aprendizados, conceitos e ações que são revistos e, muitas vezes, postos à prova durante toda uma jornada. E, dentre tantas argumentações e lições na vida de um mestre, surgiu o livro “Pensatas Pedagógicas”, de Mário Sérgio Cortella, que com bom humor relata quarenta anos de docência de um dos grandes filósofos e mestre, que em pequenos, mas muito bem estruturados capítulos, consegue prender e envolver a atenção do leitor.
Chamando nossa atenção para o dia-dia do professor, o autor consegue transparecer grande parte da vida de um educador, contando e nos ensinando que a educação é feita em conjunto, contendo a parceria da escola e da família, e nos apresentando as reviravoltas, sentimentos, angústias, alegrias e sofrimentos que ocorrem durante os dias de um formador de opiniões. Mostra-nos também a amorosidade e a dificuldade que há em balancear o trabalho docente e o dever familiar.
De maneira inteligente e bem-humorada, Cortella relata em uma escrita simples e de fácil compreensão, parte do cotidiano de sua vida docente, manifestando para o leitor suas agonias, alegrias, vícios, virtudes, princípios e ações; trazendo à tona, o lado mais “humano” que temos esquecido que há nos profissionais da área docente. 

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por deixar sua opinião!
Seu comentário vai ser útil para que eu possa ver o que interessa a você e a tantas outras pessoas que leem o blog.

We Heart It

Instagram

Twitter