Elefante, de 2003

2:59 PM

As pessoas geralmente são especiais. Cada um tem sua própria maneira de lidar com as coisas que acontecem ao seu redor, e em muitos momentos passamos por coisas que são difíceis de lidar, porém temos de aprender a resolver e contornar essas situações.
Brilhantemente, a visão de Gus Van Sant, o diretor do filme, é livre de julgamentos. Profundamente marcante, essa obra cinematográfica pode parecer maçante no início, mas nos mostra de forma simples que o amanhã não está garantido, e que nossa rotina, planos, sonhos, ambições são tão frágeis, que podem 'escapar' de nossas mãos a qualquer instante.
Inspirado no Massacre de Columbine, o filme acaba tendo uma visão diferente ao mostrar uma tragédia de tal magnitude sem o sensacionalismo que normalmente se é envolvido.


Nome: Elefante
Nome Original: Elephant
Data de Lançamento no Brasil: 3 de Outubro de 2003
Direção: Gus Van Sant
Classificação: Não recomendado para menores de 16 anos.
Um dia aparentemente comum na vida de um grupo de adolescentes, todos estudantes de uma escola secundária de Portland, no estado de Oregon, interior dos Estados Unidos. Enquanto a maior parte está engajada em atividades cotidianas, dois alunos esperam, em casa, a chegada de uma metralhadora semi-automática, com altíssima precisão e poder de fogo. Munidos de um arsenal de outras armas que vinham colecionando, os dois partem para a escola, onde serão protagonistas de uma grande tragédia.



Dizem que o nome do filme, surgiu de uma pequena lição que vem através dessa história: três cegos apalpam um elefante para tentar compreendê-lo. Um apalpa a tromba, outro a barriga e outro o rabo. Cada um ao seu modo compreende o animal de maneira diferente. Os três ficam com uma impressão do elefante sem compreender o que ele é em sua completude, algo muito fácil para quem enxerga. 
No começo do longa, é difícil conseguir encaixar essa lição no que é nos mostrado no filme. De início, só vemos os personagens e um "pedaço" de suas rotinas. Cada um deles é representado de uma maneira significativamente comum, Pessoas normais, levando vidas normais, sendo elas mesmas.
Dentre todos os jovens mostrados, vemos dois em especial que não se sentem bem diante da situação que levam na escola. Sofrendo abusos e pedindo ajuda aos profissionais da escola, eles não obtém resposta alguma e sentem-se deixados de lado, e é quando decidem comprar uma arma e abrir fogo contra todos que estiverem em seu caminho dentro da instituição de ensino.
O filme em si, não nos mostra uma tese ou opinião, somente uma reflexão que nos faz pensar, abrir os olhos, nos mostrando que são os pequenos detalhes que fazem a diferença. Um pequeno gesto, a maneira da fala, ou o jeito de olhar.
Ao final, depois de terminar de assistir, só pude pensar no motivo disso acontecer. Será que são problemas psicológicos? Será que são abusos sofridos? Será que é uma negligência feita por algum de seus responsáveis (tanto na escola quanto no ambiente familiar)? Ou simplesmente estamos diante de doentias mentes?
Particularmente penso que há muitos motivos envolvidos, mas que se fosse dada mais atenção, as coisas não chegariam a níveis tão alarmantes e perigosos. 
Espero que tenham gostado da dica de filme. Até a próxima.

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por deixar sua opinião!
Seu comentário vai ser útil para que eu possa ver o que interessa a você e a tantas outras pessoas que leem o blog.

We Heart It

Instagram

Twitter